Sejam bem-vindos ao blog do grupo de pesquisa Ciber Redes, criado por alunos do Curso de Mestrado em Cognição e Linguagem da UENF. Grupo cadastrado no CNPq, sob a coordenação do Professor Dr. Carlos Henrique Medeiros de Souza.
Obrigado pela visita!
sábado, 28 de agosto de 2010
As eleições caíram na Rede
terça-feira, 24 de agosto de 2010
87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais
De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Worlwide Independent Network, 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais, o que coloca o Brasil na décima colocação de uma lista de países que participaram de estudo sobre o uso dessas ferramentas.
O ranking é liderado pela Índia, onde 100% dos internautas frequentam essas redes, seguida por Sérvia, Coreia do Sul, Rússia, Espanha, China, Turquia, Romênia e Itália.
O acesso a redes sociais por brasileiros é motivada, principalmente, por razões pessoais (83%), mas há uma parcela significativa de usuários que as freqüentam por motivos profissionais (33%).
O estudo ouviu 28.944 pessoas em 27 países para identificar as formas como cada país interage com mídias como Twitter, Facebook, Orkut, entre outras.
Lei cria serviço para tirar dúvidas da língua portuguesa por telefone no RJ
O Diário Oficial da Assembléia Legislativa do Rio publicou no dia 17/08 a promulgação da lei que cria o Plantão Gramatical de Língua Portuguesa. O Telegramática, de autoria do deputado estadual Coronel Jairo (PSC), prevê o atendimento através de uma linha telefônica, por uma equipe composta de oito professores, que se revezarão em dois turnos diários. As perguntas poderão ser feitas de segunda a sexta.
Com a lei, a população do Rio passará a contar com um serviço que esclarece dúvidas sobre a língua portuguesa envolvendo ortografia, acentuação, concordância, regência e morfologia.
De acordo com a Alerj, o plantão gramatical funcionará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, que poderá assinar convênio com instituições públicas ou privadas para implantar o sistema. O serviço deverá contar com um número telefônico exclusivo, para garantir o anonimato do usuário.
O serviço segue o modelo de Fortaleza, onde o atendimento funciona com sucesso há 30 anos, com uma equipe de profissionais que atende o público diariamente das 8h às 18h. Há plantões gramaticais por telefone também em Curitiba, Brasília, Jundiaí e Londrina.
UENF é contemplada com mais bolsas
sábado, 21 de agosto de 2010
13ª Edição do periódico InterSciencePlace
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Cognição e Linguagem também na Argentina
O curso da UENF vai ser representado também no Congreso de Comunicación Alternativa: Médios, Estado y Política (COMEP), que vai ser realizado nos dias 20 e 21 de outubro, na Faculdad de Periodismo y. Com. Social da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), na Cidade de La Plata, Argentina. Já foram aceitos os seguintes trabalhos: “REDES SOCIALES Y NORMOSIS DE INFORMACIÓN: LA PERCEPCIÓN DE LOS NATIVOS Y INMIGRANTES DIGITALES”, de Carla Carla Cardoso, sob a orientação do professor Carlos Henrique Medeiros de Souza, e o trabalho “LOS PERIÓDICOS IMPRESOS Y EN LÍNEA: HERRAMIENTAS IMPORTANTES EN LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE ESTUDIANTES ADULTOS”, do Grupo de Pesquisa Ciber Redes, autoria de Angélica Mothé, e co-autoria de: Daniella Costantini, Carla Cardoso, Joyce Vieira, João Candido Ventura Neto (UERJ) e também sob a orientação do professor Carlos Henrique. Ambos trabalhos serão apresentados na mesa 09, “Usos sociales de los medios”. Ainda tem mais trabalhos sendo avaliados para as outras mesas… O prazo para enviar resumos é até quarta, 18/08. Mais detalhes no site: http://congresocomep.
Cognição e Linguagem na Colômbia
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
UENF entra em greve
Cursos online da FGV

Cursos gratuitos
Tópicos temáticos introdutórios na área de Gestão Empresarial - carga horária de 5h
Tópicos temáticos introdutórios na área de Metodologia - carga horária de 5h
Cursos em áreas de conhecimento diversas - carga horária de 15h
Cursos para professores do Ensino Médio - carga horária de 30h
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
COGNIÇÃO E LINGUAGEM NA TEMPO BRASILEIRO
A solenidade foi comandada pelos professores Pedro Lyra e Sérgio Arruda, que falaram sobre a importância da conceituada publicação, que, nesta edição, contou apenas com trabalhos de professores e alunos do Programa de Cognição e Linguagem. A diretora do CCH, Teresa de Jesus Peixoto Faria, também participou da ocasião e falou sobre as lutas e vitórias conquistadas pelo Centro. O evento reuniu ainda, outros professores do programa e alunos. Os interessados em adquirirem um exemplar devem fazer contato com o professor Pedro Lyra.
À tarde, docentes e discentes puderam conferir a Mostra “Vídeo e Ciências Sociais”, uma apresentação de vídeos relacionados a projetos de pesquisa ou extensão realizados por professores e/ou técnicos do CCH. Os selecionados foram: “Liceu de Humanidades de Campos: arquitetura, história, memórias”, “O Radar Tátil: um guia e uma proteção para as pessoas cegas”, “Comunidade do Matadouro: construindo uma história local”, “Árvore do conhecimento em comunidades – Comunidade de Machadinha”, “Glorioso Santo Amaro”, “Filmeto de Alquimia” e o “Recital – Entre a musa e a amante”.
As fotos estarão em um novo post.
NOVA SALA MULTIMÍDIA
A Sala Multimídia do CCH passou por recente reforma e agora conta com espaço moderno, equipado com câmeras para filmagens, projeção e áudio digital de última geração e condições especiais de acessibilidade. Palco dos principais eventos e mobilizações dos primeiros anos da UENF, a Sala Multimídia do CCH foi reformada com base em projeto financiado pela Faperj, com a coordenação da professora Teresa de Jesus.
As fotos estarão, em breve, em um novo post.
COGNIÇÃO E LINGUAGEM EM MAIS UM CONGRESSO
No congresso, foram apresentadas pesquisas de docentes e seus orientandos de graduação, mestrado e doutorado, bem como profissionais que atuam na Educação Básica, favorecendo o debate e o enriquecimento das referidas pesquisas, tornando-se um rico espaço de socialização de múltiplas experiências a nível local, nacional e internacional, buscando a ampliação das redes de fazeres e saberes no âmbito das pesquisas com o cotidiano.
O trabalho, orientado pelo professor Carlos Henrique Medeiros de Souza é fruto de uma experiência de campo que foi desenvolvida e vem sendo desdobrada pelas alunas do Grupo de Pesquisa Ciber Redes.
A UENF NA UNICAMP
A programação de âmbito nacional é importante na área da leitura, mídia e educação, e configurado em diferentes temáticas, distintas vertentes teórico-metodológicas e reuniu pesquisadores, estudiosos, professores e estudantes. O seminário reuniu em torno de 500 pessoas na Unicamp. Foram apresentados mais de cem trabalhos em 32 sessões de comunicação, 10 oficinas repetidas em dois dias diferentes, oferecidas várias atividades culturais e foram proferidas 3 conferências e 12 palestras em mesas redondas.
Fotos em breve!