Obrigado pela visita!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Rede Social My English Club


Milhares de pessoas, em todo o mundo, estão conectadas, todos os dias, às redes sociais com objetivos variados: falar com amigos, fazer novos amigos, passar o tempo, manter contatos que compartilham os mesmos interesses, postar fotografias, vídeos, links de sites, observar os perfis de seus contatos e dos contatos de seus contatos, entre outros.
As redes estão se multiplicando cada vez mais, este mês vamos falar de uma rede a qual a pesquisadora e mestranda em Cognição e Linguagem da UENF, Joyce Jacinto, nos enviou, denominada My English Club.
O My English Club é uma rede social diferenciada, utilizada especificamente por falantes da língua inglesa de todo o mundo que se conectam a fim de se comunicarem e praticarem esta linguagem por meio de mensagens instantâneas ou diretas, comentários nos perfis de seus contatos e conversas através do Skype. Pode-se dizer que seria uma espécie de Orkut para professores e estudantes do inglês.
Ao registrar-se, o usuário deve incluir, além de informações pessoais, seu status de conhecimento da língua (se é estudante, professor ou nativo), se fala outros idiomas, se usa o Skype e ainda deve concordar em não copiar materiais de outras páginas para a sua. Nela, podemos blogar, adicionar fóruns de discussões, postar fotos, links, músicas, eventos (no calendário), vídeos. Além disso, é possível que suas postagens sejam publicadas também no Twitter e no Facebook simultaneamente. Por fim, o membro desta rede também pode criar ou fazer parte de grupos, comunidades onde os participantes interagem, falando sobre temáticas de seu interesse.
Em uma pesquisa encomendada pela BBC à Universidade de Westminster, de Londres, concluiu-se que mundos virtuais podem ajudar crianças a ensaiarem o que vão fazer na vida real. Os pesquisadores também concluíram que os mundos virtuais são uma alternativa poderosa a atividades mais passivas como assistir televisão.
Portanto, adultos ou crianças, este tipo de rede poderá permitir que se mantenha contatos através de textos ou voz (Skype) para vivenciar uma conversação ou troca de informações sem medo de errar ou ficar constrangido com o outro. Para quem deseja experimentar, visite o site: http://my.englishclub.com




Carlos Henrique Medeiros de Souza
Advogado, Mestre em Informática Educativa e Doutor em Comunicação e Mídia Digital - UFRJ, Avaliador Institucioanal - INEP/MEC, Professor Associado - CCH/UENF (Novas Tecnologias do programa de mestrado da PGCL) e colunistas/colaborador do Jornal Mania de Saúde

Matéria(s) publicada(s) na edição Maio 2010 (Maio/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário